Como fazer um Planejamento de Marketing Digital para 2020!

Como fazer um Planejamento de Marketing Digital para 2020!

Como fazer um Planejamento de Marketing Digital para 2020!

Planejamento de Marketing Digital?

Ter um bom site, páginas e perfis com posts patrocinados nas redes sociais são apenas parte da estratégia para atingir resultados, seja com produtos ou serviços.

Um desafio comum para as empresas, já que os canais digitais se tornam fundamentais para adquirir e reter clientes.

É aí que o Planejamento de marketing digital faz a diferença e nunca é tarde para pôr em prática.

Nesse artigo, reuni algumas dicas e ações para você organizar sua presença digital e otimizar os esforços de marketing online para conquistar resultados.

Geralmente as empresas fazem planejamentos semestrais ou anuais, dependendo do porte ou estrutura.

Defina o que faz mais sentido para você nesse momento.

1. Mas o que eu ganho ao fazer um Planejamento de Marketing Digital?

  • Se destacar dos concorrentes
  • Converter o tráfego online em vendas
  • Entender onde seu público alvo está gastando na web
  • Como está sua base de marketing na prática
  • Como medir seus resultados

Esses elementos geralmente são negligenciados nas estratégias de marketing digital, mas podem prejudicar o ROI (retorno do investimento) e dificultar o alcance das metas.

2. Entenda como o seu negócio aparece na internet

Entenda como o seu negócio aparece na internet
Entenda como o seu negócio aparece na internet

Antes de implementar o planejamento, faça uma análise aprimorada para ter um diagnóstico da base de marketing digital da sua empresa.

Sua base é o seu site, SEO, página do Google Meu Negócio, redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube, WhatsApp) e outras ferramentas e programas gratuitos que você usa para formar uma presença online.

Verifique se tudo está atualizado e funcionando corretamente.

Verifique se a página do Google Meu Negócio possui informações precisas e mostra as imagens ou vídeos que você deseja para representar sua empresa.

Se suas páginas nas redes sociais estão sendo atualizadas e se o seu site está sendo indexado pelo mecanismo de pesquisa do Google, operando sem problemas, carregando em uma velocidade decente e formatada para os padrões de tecnologia atuais.

Isso é bem  importante, porque são elementos que formam a espinha dorsal do sucesso de seus esforços pagos.

Não adianta patrocinar um post de rede social, se o site demora para carregar ou não está responsivo, formatado para dispositivos móveis onde você afasta muitos visitantes em potencial que aumentam as taxas de rejeição.

Gráfico: Como o tempo de carregamento da página pode afetar seu Planejamento de Marketing Digital
Gráfico: Como o tempo de carregamento da página pode afetar seu Planejamento de Marketing Digital

Uma pesquisa do Google em 2018, apontou que 53% dos usuários de dispositivos móveis abandonam um site que leva mais de três segundos para carregar.

Não faz sentido gastar com anúncios, se mais da metade do seu envolvimento some, antes que o site seja carregado.

3. Planejamento de Marketing Digital – Análise SWOT

Se para você essa é ainda uma palavra estranha, saiba que análise SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Também conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT, é uma ferramenta bastante usada para avaliar os cenários antes de começar um projeto, com objetivo de alcançar maiores resultados.

As estratégias devem mirar nos seguintes objetivos:

  • ✔️ forças devem ser potencializadas;
  • ✔️ fraquezas devem ser controladas ou corrigidas;
  • ✔️ oportunidades devem ser aproveitadas;
  • ✔️ ameaças devem ser minimizadas.

O primeiro passo é um brainstorm com a equipe que pode dar suas opiniões, discutindo pontos e reunindo informações.

A partir daí começa a análise dos fatores externos e internos, fatores positivos e negativos que irão montar a chamada Matriz SWOT.

Planejamento de Marketing Digital - Análise SWOT
Planejamento de Marketing Digital – Análise SWOT – Imagem: Conta Azul

Ainda está em dúvida ou não sabe como fazer?

A Endeavor oferece uma ferramenta bem bacana que ajuda empreendedores a frente de empresas de todos os portes que queiram identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças do seu negócio.

4. Estudo da concorrência (Benchmark)

Não basta copiar o que os concorrentes estão fazendo em suas plataformas para obter resultados com o marketing digital.

É preciso identificar como eles se posicionam no mercado para buscar superá-los com estratégias planejadas.

Benchmark em português, significa referência. Se resume na prática que colabora para que as empresas comparem e busquem referências das marcas atuantes no mesmo setor.

Como aplicar o Benchmarking no digital

Gráfico: Benchmarking - Imagem: Viver de Blog
Gráfico: Benchmarking – Imagem: Viver de Blog

1. Definição dos concorrentes: escolha até 3 empresas para monitorar e fazer sua análise.

2. Análise Qualitativa e Quantitativa: determine indicadores de análise, comparando aspectos específicos de cada empresa: alcance, engajamento, sucesso das campanhas, qualidade do conteúdo e eficiência das páginas de captura.

3. Captura de Dados para análise: diversas ferramentas no mercado cumprem bem essa função. Entre elas destacamos o SemRush, Ranksignals, Similarweb e Alexa.

4. Aproveitar o que será útil: de posse dos dados coletados é possível entender o que poderá ser incluído em seu modelo de negócio.

5. Melhorias na prática: com o relatório concluído, defina prazos e metas para aplicação das melhorias que poderão fazer a diferença pela busca de resultados.

* Muitas empresas mantém um bom relacionamento com a concorrência e abrem suas portas para visitas técnicas, orientações e até mesmo co-marketing.

Fique atento às oportunidades do seu mercado para um benchmarking bem sucedido.

5. A importância da persona

Planejamento de Marketing Digital - Definição de Persona
Planejamento de Marketing Digital – Definição de Persona

Não faz sentido falar em planejamento se você ainda não conhece bem o seu público alvo ou tem dificuldades em chegar até ele, para oferecer o seu serviço ou produto.

Entender quem são as personas ideais para o seu negócio e onde elas estão, são pontos importantes e que devem ser levados em consideração para tirar os seus planos do papel.

Existem diferentes tipos de clientes, cada um com necessidades específicas. É o que chamamos de Persona.

A segmentação precisa abranger questões como idade, sexo, renda, nível de escolaridade, além de aspectos geográficos e comportamentais. Desejos, hábitos, preferências e estilo de vida também são analisados para se traçar o perfil ideal de cliente.

Mas, atenção: o público-alvo não é somente o consumidor final e sim todos que forem impactados pela marca e que podem ter participação na decisão de compra.

Inclua na configuração de persona também os “tomadores de decisão”.

Na maioria das empresas eles são diretores, gerentes, compradores e também os responsáveis por bater o martelo. A elaboração de produtos deve incluir características que agradem os dois perfis.

O fundamental é entender que a persona é a representação do seu cliente típico, com todas as suas principais características e necessidades. Fazer um estudo de persona leva um pouco de tempo e pesquisa.

Para facilitar o seu trabalho compartilho esse material da Resultados Digitais: o fantástico gerador de personas.

6. Conteúdo continua sendo REI

Conteúdo continua sendo REI
Conteúdo continua sendo REI

Essa etapa é a mais trabalhosa, apesar de estratégica para alcance de resultados no planejamento.

Investir em conteúdo ainda é “o ouro” do marketing digital e acredite, empresas que não produzem conteúdo estão ficando para trás na busca por prospects e clientes cada vez mais conectados.

Ter pautas bem elaboradas com calendário, prazos e ações ajuda na organização e aplicação no dia a dia.

Importante ter uma pessoa (pode ser você mesmo) dedicando algumas horas por dia para criar, postar, analisar e cumprir as entregas.

Redes Sociais

Prepare um calendário de conteúdo utilizando se desejar planilha em Excel para facilitar as ações.

Divida por plataforma (Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin), períodos (trimestral, semestral) defina os temas e datas de postagens.

Lembre-se que quanto maior a constância de postagem, mais chances você tem de divulgar a sua marca ou produto.

Evite repetir o mesmo conteúdo para todas as redes. Cada plataforma tem a sua característica e as postagens precisam ser diversificadas. Rede Social é relacionamento e tem que ser relevante para atingir as personas.

O formato vídeo é um dos que mais convertem hoje em dia. Utilize as Lives e Stories para falar do seu negócio, mostrar cases e utilizar iscas digitais para conversão. Ter um canal no Youtube ajuda na sua presença digital, já que é uma mídia popular e pode ser integrada às demais redes.

Blog

Blog
Blog

Quando você escreve sobre algum assunto, está demonstrando conhecimento e autoridade em sua área, ajudando na divulgação do negócio.

Postando conteúdos relevantes, seu público irá entender que existe um real interesse para a busca de soluções junto aos problemas que ele busca, além da informação que agrega valor para que possa evoluir na jornada de compras.

Outras vantagens de ter um blog: estabelece liderança, ajuda nas estratégias de SEO para ser encontrado no Google; é interativo, dinâmico e facilita o processo de venda; o investimento é de baixo custo; gera aprendizado e humaniza a empresa.

Se você já entendeu essa parte e está com o blog da sua empresa rodando, confira AQUI como esse canal pode ser eficiente na sua estratégia de marketing digital.

Email Marketing

Você pode estar achando que com o advento das redes sociais o email caiu em desuso. Mas saiba que esse canal continua sendo a melhor maneira de se comunicar com a audiência na internet.

E o email marketing é uma das melhores e mais criativas formas de apresentar sua empresa ou produto, segmentando por público, personalizando mensagens e entregando conteúdo de valor para busca de clientes.

O email marketing é uma ferramenta eficiente, tem baixo custo, pode atingir um público amplo, afinal quase todos mundo tem contas de email e usam para acessos, conversas e contatos na internet.

Roi - E-mail marketing
Roi – E-mail marketing

Utilizado de forma inteligente com estratégia e criatividade, pode lhe trazer um grande retorno.

Considere utilizar ferramentas pagas e gratuitas onde você pode criar emails com templates de forma ágil e prática, gerir contatos com dados importantes para as etapas de interesse e automação de marketing, que poupa tempo, trabalho e abordagens das etapas do funil.

7. Mídia Paga

Ao planejar o seu marketing digital, entenda que somente o alcance orgânico (postagens e blogs e redes sociais) não gera mais resultados.

A compra de mídia, principalmente no Google Adwords e Facebook/Instagram Ads deve fazer parte do seu planejamento, reservando uma verba para impulsionamentos ou compra de palavras chaves.

Tenha em mente que é investimento e não gasto.

Mesmo com uma verba reduzida, é possível alcançar muita gente e fazer com que conheçam os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Em seguida, convertê-los em clientes fiéis à marca.

Diferente dos canais tradicionais de comunicação (TV, jornal, rádio), investir em mídias pagas costuma ser mais flexível que as demais formas de anunciar, sendo possível começar o investimento com pouca verba.

Essa grande vantagem permite que empresas menores consigam, mesmo que por poucas horas ou dias, manter o seu anúncio no ar, trazendo resultados para o negócio.

Mesmo parecendo fácil, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para saber aproveitar a sua verba da melhor forma possível e não jogar dinheiro fora.

São vários formatos de anúncios e é preciso configurar as plataformas adequadamente para acertar o alvo.

Conclusão

Você acompanhou até aqui algumas etapas que exigem dedicação e investimento para colocar em prática o seu Planejamento de Marketing Digital.

O complemento de tudo isso é decidir claramente quais resultados deseja alcançar para atingir o seu objetivo. Defina metas que podem ir aumentando a cada três meses, por exemplo, sempre amarradas a prazos realizáveis. 

Leve em conta os fatores: meta (números); orçamento disponível para executar as ações; prazos a serem cumpridos (de acordo com sua estrutura) e um plano de ação que contemple os tópicos que abordamos no texto.

Após a aplicação do seu planejamento, lembre-se que os resultados devem ser analisados para verificar a médio e longo prazo o que funciona, o que não funciona, como identificar erros, falhas e acertos.

Gostou do artigo e quer contribuir com outras dicas que você considera importantes para criar um Planejamento de Marketing Digital de resultados? Deixe seu comentário!

Leia também: Como escolher uma hospedagem de site: Veja 08 Dicas para Acertar na Escolha!

Obrigado e até a próxima!