Blog: Veja 10 Motivos Para Ter um Blog do Seu Negócio

Blog: Veja 10 Motivos Para Ter um Blog do Seu Negócio

Blog

Blog: Em tempos de predominância das redes sociais, os blogs ainda são uma das ferramentas mais importantes utilizadas para gerar tráfego, autoridade na internet, conteúdo direcionado, comercializar produtos, ganhar visibilidade e aumentar as vendas.

Se você ainda não tem um blog, precisa começar agora.

Vale começar dizendo que esse é um dos canais mais importantes para se conectar com qualquer grupo, como clientes em potencial e influenciadores, sem limitações.

Se sua empresa é uma startup de tecnologia, restaurante, comércio, loja online ou uma grande corporação, os blogs podem ajudar a aumentar sua credibilidade e despertar interesse na jornada de compra do consumidor.

Um dos principais objetivos de qualquer blog é escrever conteúdo incrível e relevante que levará o público alvo a se envolver com o que você tem para oferecer.

Estima-se que 7 milhões de pessoas no mundo publicam blogs em sites de empresas e outros 12 milhões escrevem blogs usando suas redes sociais.

E não precisa se tornar um blogueiro profissional para atingir resultados.

Escrever/postar sobre um produto ou serviço é um pouco diferente e têm muitos benefícios.

Agora vou dividir com você 10 motivos para investir em um blog ligado ao seu negócio:

1. É fácil de criar e configurar

Os blogs ajudam a ampliar seus negócios e são simples de configurar! Existem diversas plataformas de blogs gratuitas ou pagas no mercado.

A escolha de qual delas vai atender melhor a expectativa depende do seu tempo, braço e disponibilidade de verba. As mais comuns e utilizadas no Brasil são: WordPress, Wix, Blogger e Medium.

Vou falar um pouco de cada uma delas:

1.1. Wix

O Wix é fantástico se você quiser apenas arrastar e soltar vários segmentos, cabeçalhos ou outras partes de conteúdo na página do site.

O melhor de tudo: nenhuma experiência em códigos ou design é necessária!

1.2. WordPress

Blog WordPress
Blog WordPress

A plataforma de blog mais abrangente e popular do mercado.

A interface do usuário é muito mais simples de usar do que costumava ser e existe uma versão gratuita disponível.

Também oferece versões pagas com recursos ilimitados de personalização, incluindo otimização e templates para todos os gostos e ramos de negócio.

Aproveite e conheça os nossos planos de Hospedagem WordPress.

1.3. Blogger

Blog Blogger
Blog Blogger

É a plataforma gratuita para blogs do Google e já foi considerada uma das ferramentas mais queridas da área, mas vem perdendo popularidade com a ascensão de outras soluções semelhantes.

Ainda assim, o Blogger é bastante interessante e abriga boa parte dos blogs do planeta.

É voltado para conteúdos informativos e pessoais, e também uma boa forma de se manter em contato com familiares e amigos.

1.4. Medium

Blog Medium
Blog Medium

Bastante utilizado para compartilhamentos em redes sociais como Linkedin e Twitter, essa plataforma oferece a chance de se concentrar mais na redação e menos na criação da estética perfeita para o seu blog, fornecendo modelos pré-projetados.

Embora publicar em uma plataforma como Medium não seja ideal se você deseja direcionar tráfego para seu site, ele ainda pode ser um ótimo lugar para criar uma liderança de pensamento, ser um influenciador digital. 

2. Melhore suas habilidades de escrita e atraia mais clientes

Escrever e criar posts interessantes com frequência, é uma forma de melhorar suas habilidades de comunicação.

Quanto mais confiante você estiver com a escrita, mais claro e atraente será o seu conteúdo e mais clientes você poderá atrair por causa do seu conteúdo que desperte o interesse.

Adotar uma abordagem estruturada dos blogs, apresentando suas idéias com antecedência, ajudará você a desenvolver um plano para os tópicos que podem ser abordados.

Crie um calendário de conteúdo para manter as postagens do seu blog organizadas e consistentes. O ideal é fazer uma postagem a cada semana, pelo menos.

Há uma infinidade de ferramentas úteis de redação que você pode usar se a edição de cópias não for o seu ponto forte.

Esse post do Blog da Rock Content destaca 7 opções grátis para escrever como um mestre.

Segundo o Hubspot , as empresas que publicam 16 ou mais postagens no blog por mês obtêm quase 3,5 vezes mais tráfego do que as empresas que publicam 0-4 postagens mensais.

Portanto, se você tem o orçamento e muitas coisas relevantes a dizer, coloque sua criatividade a prova e ofereça conteúdos que façam a diferença.

3. Fortaleça a conexão com seus clientes

Atrair alguém para o seu negócio é mais fácil se você puder estabelecer um relacionamento com ele primeiro.

Por que alguém deveria escolher o seu produto em detrimento de um de seus concorrentes?

É mais provável que as pessoas visitem sua empresa se sentirem obrigadas a se envolver com sua marca e aprender mais sobre como você pode ajudá-las.

Escreva sobre tópicos que tem a ver com os seus clientes.

Comece definindo as personas de seu público e adapte seu conteúdo para atender às necessidades deles.

Lembre-se, é mais provável que as pessoas compartilhem conteúdo com o qual se conectam em nível pessoal. Portanto, entender seu público-alvo ajuda seu conteúdo a atrair mais pessoas.

Se você ainda não definiu quem são suas personas, não faz sentido sair escrevendo sem um foco, atirando para todos os lados.

Compartilho esse material que pode ajudar a gerar as personas ideais para sua entrega de conteúdo ser eficiente.

4. Crie personalidade para sua marca

Seu site contém trechos de informações sobre sua empresa, como quem somos, descrições de produtos e informações de contato.

Seu público alvo pode entender o seu negócio e o que você oferece acessando o site.

Mas eles muitas vezes não percebem o que você representa ou como é a cultura da sua empresa.

Os blogs podem ser a plataforma pela qual você pode deixar transparecer a voz da sua marca, o que ajudará a criar conexões e confiança com seu público.

Hoje, antes de adquirir algum produto, as pessoas gostam de pesquisar, acessar conteúdos que ofereçam uma solução para os seus problemas, explicações para dúvidas ou dores comuns.

Dica profissional: Uma maneira de criar a personalidade da sua marca é se concentrar no seu estilo de escrita. O blog da sua empresa é uma plataforma para ser mais pessoal e não formal.

É uma oportunidade de preencher a lacuna entre você e seu cliente. Sempre trate o leitor em primeiro pessoa, como estou fazendo aqui, compartilhando dicas que aprendi e acumulei com o tempo, para você que se interessou pelo assunto.

5. Mantenha seus negócios atualizados e relevantes

Ao acompanhar continuamente as notícias ou atualizações relacionadas ao seu ramo de negócio, você pode criar postagens de blog relevantes para os seus leitores.

No entanto, se deseja criar um tráfego orgânico (sem uso de mídia paga), verifique se o conteúdo não está muito genérico ou desatualizado.

Lembre-se que personalização é palavra chave. 

Dica profissional: defina um rastreador de palavras chaves em plataformas como Feedly e Flipboard todas as manhãs para verificar as últimas notícias e usar um leitor de RSS para seguir suas publicações favoritas.

Outra opção muito utilizada é o Google Trend Topics, que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo. Essa ferramenta é útil para saber o que a audiência procura na internet em tempo real.

6. Crie pontos de conversão utilizando SEO

Essa dica vale ouro: sempre verifique se o seu blog está otimizado para SEO o que pode aumentar a presença no Google.

Fique de olho no seu SEO e nas palavras chaves relacionadas para ajudar a inspirar ideias para conteúdo, o que ajudará a colocá-lo na frente do seu público alvo.

Melhore o seu SEO atualizando meta descrições e palavras chaves, para facilitar o rastreamento do Google pelo site e listar suas páginas nos resultados de pesquisa.

Quanto mais você classificar, mais fácil será para alguém encontrar seu site.

Dica profissional: use o Planejador de palavras-chave do Google para ter uma ideia do que seus clientes estão procurando e quais palavras você deve integrar nas postagens do seu blog.

7. Obtenha informações preciosas sobre visitantes usando o Google Analytics

O Google Analytics, ferramenta de análise de sites do Google, pode ser usado para analisar os resultados e orientar seu trabalho para obter informações fundamentais sobre os seus potenciais consumidores.

É um aplicativo da web abrangente que responde a perguntas como:

  • Quais postagens são visitantes da leitura do seu blog?
  • Há mais visualizações sobre um tipo específico de tópico?
  • Quando você inclui um vídeo, esses artigos são compartilhados com mais frequência?

Continue verificando suas análises para ver se houve alguma melhoria desde que você começou a blogar e por que isso acontece. O uso de dados pode ajudar a refinar sua estratégia de conteúdo ao longo do caminho.

8. Amplifique o alcance da sua marca

Se alguém curtir uma de suas postagens e compartilhar online, isso pode aumentar instantaneamente o alcance da sua marca ou produto. Os blogs são uma plataforma para comunicar as mensagens da sua empresa e estender o alcance para geração de leads, oportunidades e clientes.

Quanto mais envolvente é o seu conteúdo, maior o potencial de ser transmitido de pessoa para pessoa em redes sociais, grupos de discussão na internet e fóruns especializados.

Você pode aumentar ainda mais o alcance enviando seu blog para diretórios de blog RSS. Amplie as postagens que você cria agendando atualizações automáticas por alguns meses após a data de lançamento da sua postagem para dar mais alcance ao seu conteúdo.

9. Converta tráfego em leads

O meu canal preferido costumava ser redes sociais, até descobrir o poder do marketing por email.

Oferecer materiais ricos como eBooks, planilhas ou outro material relacionado gratuito em troca do endereço de e-mail do leitor é uma ótima maneira de começar a transformar o tráfego do seu blog em leads.

Esses leads podem ser aquecidos para o seu negócio por meio de Automação com entrega de conteúdo dedicado a cada etapa da jornada de compra do lead.

10. Destaque-se da concorrência reforçando autoridade da sua marca

Use seu conteúdo como uma ferramenta para interagir com pessoas ou marcas com alta influência de autoridade em sua área de atuação. As redes sociais são importantes quando se trata de compartilhar conteúdo e se envolver com seu público. Lembre-se de criar um calendário para suas postagens e se envolver com os seguidores, sempre respondendo e tirando dúvidas.

As pessoas querem fazer negócios com uma marca em que possam confiar, e o envolvimento direto com seu público-alvo por meio de redes sociais é muito importante.

O mundo dos blogs e do marketing de conteúdo é amplo e está em constante crescimento. Continue a explorar e encontre uma maneira de criar conteúdo pessoal para alavancar a sua marca.

Conclusão

Os blogs existem desde os anos 90 e são considerados por alguns como um meio ultrapassado, que já está sendo substituído pelo conteúdo visual, vídeos e podcasts.

Mas, se você está lendo este artigo, entende muito bem que os blogs têm vantagens únicas, o que significa que não desaparecerão tão cedo.

A palavra escrita estará sempre em demanda. E você pode até dizer que, à medida que a web se torna mais saturada de vozes e conteúdos incríveis e estimulantes, sua simplicidade e tranquilidade se tornam cada vez mais procuradas e apreciadas pelos usuários.

Os bons resultados de inbound marketing asseguram que os blogs têm um lugar cativo e importante para ajudar a alcançar audiência, prospectar clientes e vender.

Já criou o seu blog profissional e ainda não sabe onde hospedar de forma segura e com suporte personalizado? Nós temos a solução, entregando um serviço acima da média com atendimento de primeira.

Ficou com alguma dúvida ou sugestão? Comente abaixo:

Até o próximo post!