Como Melhorar o Desempenho do seu site: Entenda a Relação Provedor x Performance!

Melhorar o Desempenho do site

Há muito o que ser feito quando falamos em melhorar o desempenho do seu site.

Porém, a base de tudo é entender o que a relação provedor x performance contribui para que você tenha um site mais ágil e eficiente.

Independentemente do que faça para melhorar o desempenho do seu site, se o seu provedor de hospedagem não der conta do recado, suas estratégias vão falhar.

Isso é um fato que deve ser encarado.

Ouso em afirmar que a escolha do provedor de hospedagem é o início e a base de tudo. Sem ter um serviço que possa atingir as metas de resultados determinadas, nada fluirá organicamente.

Na verdade, será o contrário: ao longo do tempo, com a atualização do seu site e o upload dos conteúdos, você começará a sentir os percalços da economia que “acha que fez” ao contratar o serviço básico do provedor de hospedagem.

Vamos conversar um pouco mais sobre isso? Me acompanhe. Se preferir, leia navegando pelo índice abaixo.

Relação contratar provedor x melhorar o desempenho do site

Relação contratar provedor x melhorar o desempenho do site
Relação contratar provedor x melhorar o desempenho do site

Algumas postagens atrás eu falei sobre o porquê você deve escolher um serviço de hospedagem premium para o seu site.

Como comentei no início deste artigo, eu encaro o serviço de hospedagem de um site como o primeiro – e um dos mais importantes – passos para colocar em ação todo o planejamento que fez para a construção do seu site.

Imagine o seguinte cenário: você seguiu todas as dicas deste blog, fez seu planejamento corretamente, pensando em seus objetivos e as estratégias que vai utilizar para alcançá-los.

Fez tudo com a calma e a atenção necessárias para garantir que seu site seja um sucesso desde o primeiro acesso de um visitante.

Aí chega o momento de escolher seu provedor de hospedagem.

Uma verdadeira encruzilhada: de um lado está o caminho direto para o sucesso e, do outro, um caminho sinuoso que vai lhe trazer inúmeras dores de cabeça.

O pior é que, aparentemente, tudo parece bem neste caminho cheio de curvas perigosas e propenso a acidentes. Até por inexperiência no assunto, você não tem uma visão clara em longo prazo do que este caminho vai te trazer.

O que você faz?

Nada. Isso mesmo, nada.

Antes de tomar uma decisão da qual provavelmente se arrependerá, é preciso pensar sobre alguns fatores.

Afinal de contas, mesmo os sites que foram construídos com o maior cuidado e foco nas metas a serem atingidas são prejudicados por um serviço desqualificado.

Eu estou aqui para te ajudar. Vamos lá!

Como o provedor de hospedagem afeta o desempenho do seu site

Como o provedor de hospedagem afeta o desempenho do seu site
Como o provedor de hospedagem afeta o desempenho do seu site

Para melhorar o desempenho do seu site, é preciso ter em mente o que os motores de busca levam em consideração para o ranqueamento.

O Google, que é o principal motor de busca online, afirma que são muitos os fatores que utiliza para fazer o ranqueamento de suas páginas.

Todo mundo que tem um site publicado deseja ter seu link disponível na primeira página do Google, pois além de trazer mais visitantes para o seu site de forma orgânica, ter seu site logo nas primeiras posições do Google é sinônimo de qualidade de conteúdo e credibilidade.

De forma mais ampla e abrangente, mostro abaixo os principais fatores que levam ao bom ranqueamento de um site:

  • SEO (Search Engine Optimization): a busca por palavras-chaves relevantes e que devem ser trabalhadas no site é um dos fatores do bom ranqueamento. Entretanto, vale o alerta: não basta pegar palavras-chaves que nada têm a ver com seu conteúdo e inseri-las aleatoriamente no corpo do texto. Isso pode até trazer o efeito reverso: o Google pune os sites que fazem isso. Cuidado!
  • Relevância: você já ouviu falar em backlink? O termo é utilizado quando outros sites usam o seu conteúdo como referência para suas postagens e inserem o link para que os visitantes deles possam visitar o seu site também. O Google entende que, quanto maior o número de backlinks, maior a sua autoridade no assunto e, consequentemente, sua relevância no segmento.
  • Originalidade: replicou parcial ou totalmente um conteúdo de outro site? Dê os devidos créditos, mas se puder, evite fazer isso. O Google valoriza textos originais e de qualidade.
  • Quanto mais, melhor: há muitas controvérsias a respeito do tamanho ideal de um artigo publicado. Eu prefiro partir da lógica de que quanto mais informações qualificadas eu compartilhar com meus visitantes, maior será a minha relevância. Por isso, não economize!

Mas por que eu falei tudo isso?

Você viu que para melhorar o desempenho do seu site, é preciso estudo e dedicação, certo?

Todo o tempo que você levou para fazer um trabalho completo e eficiente e, assim, garantir que seu site obtivesse um bom ranqueamento vai por água abaixo quando o seu provedor de hospedagem não é adequado.

Suponha que ao digitar uma palavra-chave do seu segmento no Google o link para o seu site apareça logo nas primeiras posições!

BINGO! Você conseguiu!

O visitante clica no link e… Surpresa! O site está fora do ar porque não comporta um número alto de visitantes. Seu site “quebrou” por excesso de acessos.

Outro cenário.

Seu link está firme e forte nas primeiras posições do Google. O visitante, feliz da vida e esperançoso de que encontrou exatamente o que está procurando, clica no link.

O link funciona. Ótimo.

Dois segundos de espera e nada da página inicial carregar! Três segundos e a tela do smartphone (ou PC) em branco. Cinco segundos e a paciência dele já está se esgotando. Dez segundos e ele volta ao Google e entra no site do seu principal concorrente.

Não há nada que você possa fazer para impedir que isso aconteça, exceto reavaliar o serviço oferecido pelo seu provedor de hospedagem.

A dica de ouro para melhorar o desempenho do seu site

A dica de ouro para melhorar o desempenho do seu site
A dica de ouro para melhorar o desempenho do seu site

Agora que você já entendeu como a relação provedor de hospedagem e desempenho do seu site funciona, você está de volta à encruzilhada que citei mais acima.

Agora você sabe exatamente o caminho que deve seguir, mas, ainda assim, precisa de orientação para seguir a linha reta até o sucesso online e não se distrair com os desvios.

Acredito que a dica abaixo é valiosa e o ajudará nesta jornada. Confira!

Saiba o que cada plano oferece

Mais uma vez quero bater na tecla que, embora o preço do serviço deva ser levado em consideração na hora de escolher o seu plano de hospedagem, ele não deve ser o fator decisivo.

Muitas vezes, os planos mais baratos são, também, mais básicos. Em um primeiro momento, pode atendê-lo financeiramente. Porém, em longo prazo, você vai cair nas situações que descrevi acima e que geram prejuízo financeiro.

No fim, você vai trocar seis por meia dúzia e não vai conseguir fazer com que seu site se torne lucrativo.

A melhor maneira de escolher conscientemente é entender o que cada plano oferece. O que você precisa é:

  • Velocidade de carregamento das páginas do seu site;
  • Capacidade de armazenagem;
  • Alto número de acesso ao seu site (tráfego);
  • Estabilidade para que seu site esteja sempre on-line;
  • Segurança para que os seus dados e os dados de seus clientes estejam protegidos;
  • Suporte sob demanda.

Pense que este é o “pacote básico” aceitável para melhorar o desempenho do seu site. Vale ressaltar que o tipo de conteúdo que você disponibilizará para seus visitantes é o que determina todos os fatores acima.

Quanto maior a variedade de conteúdo e, principalmente, no caso de uma loja virtual, maior a necessidade de um serviço de hospedagem de site adequada.

Quando você lida com os dados de outras pessoas, sua responsabilidade aumenta. A melhor forma de se prevenir, garantir um ambiente de navegação totalmente seguro e, de quebra, ter a oportunidade de se tornar referência no seu segmento é contratar um serviço eficiente.

Conclusão

Melhorar o desempenho do seu site significa, antes de mais nada, se certificar de que seu serviço de hospedagem de site.

Mesmo que seu site tenha sido construído com muito cuidado e atenção aos detalhes, totalmente alinhado com suas estratégias de mercado, se a hospedagem não for adequada, é bem provável que você ficará descoberto no momento em que mais precisar.

Em longo prazo, o seu site passará de algo que poderia se tornar extremamente lucrativo, para algo dispensável e que só traz prejuízos.

Todo o seu trabalho terá sido em vão. E o tempo dedicado isso não terá mais volta.

Por isso, a melhor maneira de se prevenir para que isso não aconteça é conhecer bem o que cada plano da empresa de hospedagem de sites oferece e se atentar aos fatores que citei acima.

Pode ter certeza que terá o melhor serviço e terá a chance de oferecer o melhor conteúdo aos seu visitantes. Além disso, com o planejamento correto, verá suas visitas orgânicas crescerem todos os dias!

Lembre-se: não hesite em pedir ajuda especializada se estiver em dúvida ao contratar o serviço de hospedagem para melhorar o desempenho do seu site. Aliás, estou aqui para isso. Entre em contato.

Tenho formação em Design Gráfico pela Unisociesc de Joinville - SC. Trabalho com Marketing Digital para pequenas e médias empresas. Atualmente tenho estudado SEO, Marketing de Conteúdo e Hospedagem de Sites com altíssima performance.

Related Posts

Leave a Reply