7 dicas simples para melhorar a velocidade do WordPress

7 dicas simples para melhorar a velocidade do WordPress

Melhorar a velocidade do WordPress

Melhorar a velocidade do WordPress? Você sabia, que o tempo de carregamento de uma página é um dos fatores de ranqueamento do Google?

Logo, nvestir esforços para melhorar a velocidade do WordPress é um bom caminho a seguir!

Não se preocupe, não vamos falar de coisas muito técnicas, você não precisa saber de códigos para fazer isso, é apenas uma questão de configurar um plugin de cache (Nesse caso o W3 Tocal Cache), excluir plugins desnecessários e seguir algumas dicas.

No final, seu site em WordPress deverá carregar mais rapidamente, especialmente, se você nunca tentou melhorar a velocidade do WordPress antes.

Vamos lá?

Particularmente, gosto de começar com otimizações em todo o site (coisas que realmente afetam o desempenho de todo o site), que são mais eficientes do que fazer coisas como otimizar páginas e imagens individuais.

Lembrando que diferentes sites, tem diferentes gargalos que o tornam mais lento, então, naturalmente, o primeiro passo para melhorar o a velocidade do WordPress é descobrir quais itens estão diminuindo a velocidade dele, ok?

1. Use o GTmetrix para medir a velocidade atual

Antes de iniciarmos, precisamos executar o seu site WordPress através do GTmetix para ver o tempo de carregamento atual de suas páginas e quais itens estão reduzindo a velocidade.

Você pode clicar em cada item para ver mais detalhes. Isso pode ajudar você a descobrir quais são os plugins, imagens, páginas e outros elementos do seu site que estão diminuindo a velocidade dele.

Certifique-se de verificar ambas as guias: PageSpeed e YSlow para ver todas a recomendações do GTMetrix.

Relatório GTmetrix
Relatório GTmetrix
  • Abaixo de 2 segundos = Perfeito
  • De 2 a 4 segundos = Muito bom
  • De 4 a 7 segundos = Atenção
  • De 7 a 10 segundos = Ruim
  • Mais de 10 segundos = Péssimo

2. Configurando o plugin de cache W3 Total Cache

O W3 Total Cache pode reduzir alguns segundos do seu tempo de carregamento, especialmente quando combinado com alguma CDN, como MaxCDN e ou CloudFlare (que se integram ao plugin).

Use um tutorial de W3 Total Cache para configurar as guias de “performance” à esquerda do seu painel depois que o plugiin estiver isntalado e, em seguida, configura o MaxCDN e ou Cloudflare.

Esse tutorial inclui um arquivo zip pré-configurado com as mesmas configurações que o site Online Media Masters usa, você pode baixar e importar as configurações no seu plugin W3 Total Cache.

Aba General Settings W3 Total Cache
Aba General Settings W3 Total Cache

Aqui estão as configurações da aba “Geral”, mas você pode seguir um tutorial completo do W3 Total Cache para aproveitar ao máximo este incrível plugin.

Esse tutorial tem mais de 200 comentários e foi usado por mais de 30.000 pessoas para fazer para melhorar a velocidade do WordPress.

Configurações Gerais do W3 Total Cache
Configurações Gerais do W3 Total Cache

3. Configure o MaxCDN com o W3 Total Cache

A rede de distribuição de conteúdo da MaxCDN é um serviço pago (90 dólares por ano e aqui está um cupom com 25% de desconto), mas melhora significativamente o tempo de carregamento para visitantes que estão longe do servidor (a hospedagem compartilhada tem apenas 1 servidor, já o CDN basicamente espelha o seu site em vários servidores em todo o mundo).

Segue abaixo, um tutorial de como configurar o MaxCDN com o plugin W3 Total Cache…

4. Obtenha uma hospedagem WordPress mais rápida

Optar por um hospedagem de sites mais rápida, vai melhorar a velocidade do WordPress.

Pesquise bem antes de contratar com a empresa de hospedagem, realize alguns testes, veja o tempo de carregamento do site, veja se a empresa possui bons depoimentos sobre o serviço prestado.

E aqui vai uma dica, se o público-alvo do seu site está no Brasil, de repente contratar uma infraestrutura, lhe trará alguns benefícios de latência, o que pode afetar o tempo total de carregamento da sua página.

5. Exclua plugins desnecessários + encontre plugins lentos com o P3

Quanto mais plugins instalados no seu WordPress, menor será o a velocidade do seu site.

Muitos plugins (ou 1 plugin grande) podem ser os principais culpados por um tempo de carregamento muito alto.

A instalação do Plugin Performance Profiler e a execução de uma varredura informa quais plugins estão tornando o site mais lento.

Percorra por cada plugin e considere excluí-lo, substituindo-o por código (por exemplo, usando um widget em vez de um plugin do Facebook) ou encontre um plugin alternativo mais leve.

Aqui está a aparência da verificação…

P3 - Plugin Performance Profiler
P3 – Plugin Performance Profiler

6. Otimize o tamanho das imagens

Você pode dividir isso em servir imagens dimensionadas, compactação sem perda e especificando dimensões de imagens (todas as quais são itens de alta prioridade em seu relatório do GTmetrix)

Servir imagens dimensionadas significa que você precisa redimensionar imagens grandes para serem menores (o GTmetrix fornece essas dimensões).

A compressão sem perdas é feita através do Imagify Plugin – definitivamente o melhor plugin para isso, pois os completamentes livres podem quebrar suas imagens.

A especificação de dimensões de imagem significa que você precisa especificar uma largura / altura no HTML ou CSS da imagem, que o GTmetrix informará.

Veja a seção de otimização de imagem de um vídeo no YouTube para aprender tudo isso.

7. Busque por tema rápidos para WordPress

Se o seu tema WordPress vem com toneladas de recursos internos (códigos de acesso, estilo, opções de tema …), você pode considerar a migração para um tema que carrega mais rápido.

O GTmetrix não lhe diz para mudar seu host, migrar para um tema mais rápido ou algo assim, então você precisa olhar o tema para isso.

Mas se o seu site foi lento desde o início, isso pode ser o motivo.

Você pode ver uma lista de temas recomendados do WordPress que são SEO-friendly, responsivo, HTML e seguro.

Espere um pouco

Se ainda assim, você tiver dificuldades para melhorar a velocidade do WordPress, deixe o link do seu site através do comentários abaixo, e eu me comprometo em ajudá-lo a conseguir um tempo de carregamento menor, ok?

Vamos estudar os plugins utilizados, tema do WordPress, hospedagem do site e outros fatores.

Conclusão

Pensando em SEO, é fundamental pensar na velocidade de carregamento do seu site.

Não só pensando em SEO, mas também pensando em conversão e vendas, melhor a experiência do seu público-alvo vai ajudar o seu projeto no curto, médio e longo prazo.

Talvez, algumas dicas não se encaixe para o seu projeto, por exemplo, contratar uma ferramenta para entrega de conteúdos (CDN), mas se você seguir a maioria das dicas desse artigo, você terá alguns resultados.

Dúvidas? Comente abaixo, queremos te ajudar!

Artigo original: 7 Simple Ways To Improve WordPress Speed Performance