Hospedagem WordPress: Como Escolher a Hospedagem ideal

Hospedagem WordPress Premium

Quando o assunto é a gestão de conteúdos para sites e blogs, a escolha da hospedagem WordPress faz toda a diferença.

Afinal, é através dela que as plataformas vão ao ar e entregam uma boa ou má experiência de navegação aos usuários.

Segundo dados da Built With, o WordPress é responsável por cerca de 50% da distribuição de sites. Logo, já é de se imaginar que muitos serviços de hospedagem estejam habilitados para dar suporte à plataforma.

Portanto, opções não faltam!

Mas, frente a tantas alternativas, como escolher a hospedagem WordPress ideal para o seu negócio?

Essa não é uma tarefa fácil, contudo, comparando alguns fatores e analisando aspectos específicos, é possível chegar a conclusão com mais agilidade.

Por isso, se você não quer perder tempo vasculhando entre centenas de opções, continue lendo este artigo. Aqui, nós trouxemos algumas dicas de como escolher a hospedagem certa para a sua empresa. Confira!

O que é hospedagem WordPress?

O WordPress faz parte do dia a dia de muitas pessoas que trabalham com a gestão de sites, blogs, e-commerces e outros tipos de plataformas online, sejam eles pessoais, empresariais ou comerciais.

A ferramenta já se consagrou como uma das mais completas da atualidade e, por isso, representa mais de 50% do mercado de CMS – Content Management System.

Do sistema, se originou a hospedagem WordPress, que nada mais é do que um ambiente online que permite a criação, gerenciamento e hospedagem de um site criado no WordPress, com muito mais praticidade e performance.

O recurso foi desenvolvido a fim de proporcionar uma solução rápida para aqueles que desejam criar um site, blog ou até mesmo uma loja virtual, sem que sejam necessários conhecimentos sobre programação ou web design.

Assim, a hospedagem torna a criação de sites acessível a todos!

Com ela, pequenas e médias empresas, empreendedores, agências e, inclusive, programadores, podem desenvolver plataformas online e lançar diferentes tipos de projeto, com total flexibilidade para gerenciar seus conteúdos.

Para cada empresa, então, há um tipo certo de hospedagem WordPress.

Há soluções para todos os estilos, principalmente, para todas as necessidades.

As funcionalidades, o custo, o suporte e até mesmo os elementos que compõem as opções de hospedagem são variados, logo, na hora de escolher a melhor alternativa, é preciso quais recursos você mais irá precisar.

Agora, você deve estar se perguntando: “mas, afinal, como escolher a melhor opção?”.

Fique tranquilo, pois a seguir vamos descobrir quais aspectos fazem a diferença na hora de escolher a hospedagem WordPress ideal para o seu negócio.

Como escolher uma hospedagem WordPress?

Como você pôde ver, existem diferentes tipos de hospedagem WordPress disponíveis atualmente.

Logo, com tantas opções, às vezes fica difícil escolher aquela que mais combina com a sua empresa.

Assim, na hora de escolher a melhor hospedagem WordPress para a sua empresa, leve em consideração aspectos como:

Performance

Um dos aspectos mais relevantes à escolha da hospedagem é a performance, ou seja, o desempenho da plataforma uma vez que disponível na web.

Para ter uma boa performance, o seu site precisa apresentar uma boa velocidade de carregamento, latência de servidor, estabilidade e segurança. Dessa forma, é possível proporcionar uma jornada de navegação agradável aos usuários.

Os serviços de hospedagem têm como proposta oferecer uma performance superior à hospedagem comum. Logo, é importante atentar-se aos detalhes.

Atualizações

Praticidade é um fator muito importante na hora de escolher a hospedagem para a sua empresa. Por isso, verificar como as atualizações são realizadas é muito importante.

O ideal é que o serviço de hospedagem WordPress ofereça atualizações automáticas, sempre que necessário.

Caso contrário, o seu site em WordPress irá ficar atualizado e o servidor onde ele está hospedado não, provocando conflitos de versões que podem prejudicar bastante a performance do site e sua segurança.

Deste modo, com as devidas atualizações no servidor de hospedagem WordPress, os recursos funcionarão sem bugs ou falhas de segurança, garantindo o perfeito funcionamento na hora de gerenciar seu site.

Para entender se a sua hospedagem oferece atualizações, vale a pena verificar os termos de contrato e analisar as opções que a empresa de hospedagem WordPress oferece.

Disponibilidade

Não podemos esquecer de analisar a disponibilidade dos modelos de hospedagem WordPress.

A disponibilidade do seu site é uma das maiores prioridades. Escolha um plano que garanta uma excelente disponibilidade, para que seu site fique 99% do tempo no ar, sem quedas.

A análise de recursos e ferramentas que a hospedagem WordPress dispõe é fundamental na hora de fazer essa escolha, por isso, é importante pesquisar e comparar alternativas até encontrar a opção que mais se adequa às suas necessidades.

Sendo assim, considere a disponibilidade dos recursos e serviços que acompanham a hospedagem WordPress.

Segurança

No WordPress são armazenadas inúmeras informações, das mais básicas às mais relevantes para o seu negócio, como dados estratégicos, analíticos e outros conteúdos. Frente a isso, a segurança não pode ser deixada de lado.

A fim de proteger seus dados e informações, é preciso garantir que a hospedagem WordPress ofereça segurança extra através de recursos do próprio servidor.

Na web, qualquer um está sujeito a ataques maliciosos, então, é sempre bom prezar pela proteção de seus dados!

Alguns serviços de hospedagem WordPress trabalham com recursos extras que reforçam a segurança dos sites, prevenindo invasões de hackers e danos causados por malwares.

Suporte

Talvez um dos itens mais importantes a serem considerados na escolha da hospedagem WordPress.

O suporte especializado é aquele que garante atendimento para a solução de qualquer problema no servidor de hospedagem.

Assim, não importa quando a rede sofrer uma queda, profissionais especializados sempre estarão à disposição para solucionar a ocorrência.

Dessa forma, é possível garantir um site sempre atualizado e pronto para o usuário, sem quedas ou falhas que inviabilizam o uso a longo prazo.

A maior parte dos serviços de WordPress, no entanto, dispõem de técnicos somente para problemas relacionados à hospedagem.

Mas, ainda é possível encontrar empresas que trabalham com suporte a configurações, plugins, e temas do wordpress, o que também poderá te ajudar bastante.

Backups

Não podemos deixar de destacar a importância de backups para a hospedagem WordPress. A alternativa é fundamental para aqueles que optam por manter o site sempre seguro, ao garantir a cópia de todos os dados.

Assim, mesmo que um ataque malicioso ou falha do sistema leve a perda de informações, o backup garante que tudo estará salvo e pronto para ser restaurado quando necessário.

Mas é importante atentar para a periodicidade dos backups. Quanto maior a frequência, melhor para a sua segurança de dados.

Portanto, atenha-se a este critério.

Tipos de hospedagem

Há três tipos de hospedagem WordPress nas quais é possível investir. São elas:

Servidor compartilhado

Ideal para sites e blogs com um nível moderado de visitas diárias, o servidor compartilhado é o modelo mais comum do mercado. Nele, empresas compartilham a hospedagem e a manutenção é feita através do próprio serviço. Contudo, sem um gerenciamento adequado este tipo de hospedagem pode apresentar muitas falhas, o que leva em muitos casos a dores de cabeça.

Servidor dedicado

De uso exclusivo de um único domínio, o servidor dedicado é recomendado para empresas de grande porte, que possuem um grande número de acessos diários. Por não ser compartilhado com outros sites, esse tipo de servidor suporta um grande volume de tráfego e raramente sobre com quedas.

Servidor em nuvem

Este tipo de servidor de hospedagem WordPress é indicado para sites que não podem sair do ar, nem mesmo por um segundo. O servidor em nuvem possibilita a manutenção em tempo real, sem interromper a navegação dos usuários. A hospedagem em nuvem pode ser compartilhada com outros usuários, porém, seu desempenho é muito melhor que a hospedagem compartilhada em servidores físicos.

Diferenças entre hospedagens WordPress

Apesar de oferecerem serviços similares, cada hospedagem WordPress possui suas particularidades – algumas com mais vantagens que outras.

As divergências entre os serviços podem ser classificadas entre inúmeros aspectos, desde as opções de backup até o suporte técnico disponível para a empresa.

Contudo, se há um fator que marca a diferença, é a velocidade de carregamento das páginas.

Sabe quando você acessa um site e, mesmo sem realizar nenhuma ação, a página demora horas para carregar?

Isso pode ser uma falha da hospedagem WordPress.

Servidores da Cloudez, por exemplo, tendem a ser 1,2 segundos mais lentos do que servidores da Conectasul. As diferenças também podem ser notadas no que diz respeito ao PageSpeed Score e Slow e ao tamanho das páginas.

Nacionalvox - Servidores Cloudez - GTmetrix
Nacionalvox – Servidores Cloudez – GTmetrix
Nacionalvox - Servidores Conectasul - GTmetrix
Nacionalvox – Servidores Conectasul – GTmetrix

Em comparação ao servidor da Contabo, nota-se uma diferença de em média 6,6 segundos no carregamento da página, enquanto com a hospedagem WordPress da Conctasul alguns sites carregam em menos de 4 segundos. Já com a Contabo, a média ultrapassa 10 segundos.

Felipe de Moura - Servidores Contabo - GTMetrix
Felipe de Moura – Servidores Contabo – GTMetrix
Felipe de Moura - Servidores Conectasul - GTMetrix
Felipe de Moura – Servidores Conectasul – GTMetrix

Recursos de uma hospedagem WordPress

Certo, se você leu até aqui, já aprendeu bastante a respeito da hospedagem WordPress. Mas, afinal, quais são os recursos disponíveis no servidor de uma hospedagem WordPress?

Embora seja uma ferramenta muito importante, ainda existem pessoas que não sabem ao certo o que a hospedagem WordPress oferece.

A tecnologia é repleta de recursos e vai muito além da criação de sites. Ela abrange armazenamento de informações, certificações, aplicativos, configurações avançadas de servidor e até mesmo análise de tráfego. Veja quais são os principais recursos de uma hospedagem WordPress:

Análise de tráfego: representa a quantidade de dados compartilhados entre o navegador e o usuário. Para isso, no entanto, são necessários recursos. Os serviços de hospedagem WordPress controlam o tráfego das páginas e oferecem soluções para gerir a quantidade de acessos.

Certificações e recursos extras: as hospedagens WordPress trabalham com certificações e recursos adicionais que assegurem a integridade das páginas e seu melhor funcionamento, como por exemplo, certificados SSL de segurança e recursos como apps que permitem realizar várias funções com apenas alguns cliques. Além disso, alguns serviços de hospedagem WordPress garantem migração gratuita.

Processamento: os serviços de hospedagem WordPress, geralmente, oferecem uma maior capacidade de armazenamento e, consequentemente, processamento.

Memória RAM: a memória RAM influencia, diretamente, no carregamento do site, uma vez que, ao visitar o site, informações são processadas. Logo, analisar a quantidade de memória RAM oferecida pelo serviço de hospedagem WordPress é muito importante.

Conclusão

Como vimos ao longo deste conteúdo, na hora de escolher o melhor tipo de hospedagem WordPress para a sua empresa é necessário levar em consideração uma série de fatores, indispensáveis ao bom desempenho do site.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender quais são os recursos e serviços de hospedagem WordPress e, principalmente, como escolher a melhor opção!

E aí, já contratou o serviço de hospedagem WordPress para o seu negócio?

Tenho formação em Design Gráfico pela Unisociesc de Joinville - SC. Trabalho com Marketing Digital para pequenas e médias empresas. Atualmente tenho estudado SEO, Marketing de Conteúdo e Hospedagem de Sites com altíssima performance.

Related Posts

Leave a Reply