Hospedagem de Site Otimizada: por que você deve ter?

Hospedagem de Site Otimizada: por que você deve ter?

Hospedagem de Site Otimizada

Você já ouviu falar em hospedagem de site otimizada?

Muitas pessoas acreditam que quando se fala em “presença online”, o simples fato de criar e lançar um site online é o suficiente.

Spoiler: não é.

Fazer um planejamento com objetivos claros e construir um site é apenas o primeiro passo de uma longa estrada até ter uma presença online forte.

No artigo de hoje, vou explicar como os recursos de otimização na criação e hospedagem do site são fundamentais para o sucesso de suas estratégias de marketing digital.

Se preferir, clique no índice para ir direto ao que interessa:

Hospedagem de site otimizada: O que é?

Hospedagem de site otimizada: O que é?
Hospedagem de site otimizada: O que é?

A hospedagem de site é o princípio de tudo no digital. Se você quer ter um site no ar, seja ele com a finalidade que for, você precisará de um local virtual para que funcione como “abrigo” para seu site.

Pense na hospedagem como a locação de um espaço dentro de um servidor em que você vai subir todo o seu conteúdo e, por meio de um endereço (link), será capaz de receber visitas, fazer vendas, receber e enviar mensagens e etc.

No entanto, a hospedagem de site vai além de servir como a casa online do seu site.

Como já expliquei em outras ocasiões, a hospedagem desempenha um papel importante no seu sucesso online. Dependendo do serviço que é contratado é possível:

  • Ter a melhor relação custo e benefício: o melhor serviço por um preço justo;
  • Ter um espaço de armazenamento de dados adequado para o objetivo de seu site;
  • Oferecer uma velocidade de carregamento de páginas que vai deixar o seu cliente bastante satisfeito;
  • Oferecer a segurança que você e seus clientes precisam para explorar o seu site tranquilamente, principalmente nos casos de uma loja virtual, entre outros.

Mas há mais vantagens na contratação de um serviço de hospedagem de sites.

Determinados serviços permitem que seu site seja otimizado de uma forma eficiente e que lhe retornará em mais visitas (que, por sua vez, resulta em mais vendas).

O que quero dizer é que a hospedagem de site otimizada vai deixar seu site ainda mais turbinado em:

  • Segurança;
  • Desempenho;
  • Marketing;
  • E ainda no controle de gastos e otimização de atividades no site.

Vou te explicar melhor como cada item desse serviço funciona.

Como a hospedagem de site otimizada impacta positivamente a segurança

Como a hospedagem de site otimizada impacta positivamente a segurança
Como a hospedagem de site otimizada impacta positivamente a segurança

Diariamente, milhares de Crackers espalhados pelo mundo criam e desenvolvem vírus e outros malwares para conseguirem invadir os mais variados sites e, assim, tentar lucrar com o desespero alheio.

Isso é um fato que não pode ser negado. Aliás, negá-lo só vai expô-lo a mais riscos e não queremos que isso aconteça, certo?

Por isso, para que você garanta que o seu visitante esteja seguro enquanto estiver explorando o seu site, é preciso que o serviço de hospedagem contratado ofereça segurança otimizada através de:

  • Certificados de segurança (SSL);
  • Backups e atualizações constantes;
  • Monitoramento de ataques;
  • Firewall;
  • HTTPS, entre outros.

Você já viu aquele cadeado verde que aparece em alguns sites? Pois é! Este é um selo de segurança que mostra ao cliente que a navegação dele e todas as transações que ele fizer em seu site são seguras.

E segurança é o mínimo que você deve oferecer ao seu visitante.

Portanto, a hospedagem de site otimizada é uma maneira de garantir ao internauta que não apenas a visita dele ao seu site é muito importante para você, como também valorizada.

Sim, entregar segurança é entregar valor ao seu cliente.

Desempenho otimizado = mais conversões

Desempenho otimizado = mais conversões
Desempenho otimizado = mais conversões

Desempenho e experiência do usuário (UX, user experience) andam de mãos dadas. Isso quer dizer que quanto melhor a performance do seu site, melhor será a experiência do usuário.

Antes de falar mais sobre isso, quero um minuto para explicar o conceito de experiência do usuário.

A UX ou experiência do usuário não envolve apenas os aspectos técnicos de um site, como a facilidade de busca, a usabilidade, a interface, etc.

Está muito ligada à experiência em seu significado emocional. Eu explico.

Todas as vezes que um usuário encontra o produto (que muitas vezes ele nem estava procurando), ele forma uma impressão sobre aquele produto.

A experiência que ele tem no site em que encontrou o produto e que permite explorá-lo de forma plena faz com que a impressão evolua.

Em um resumo do processo, o usuário percebe que precisa daquele produto e se torna incentivado a saber mais sobre ele até que entenda que é exatamente o que ele precisa no momento.

Esta resposta emocional é a experiência do usuário. Aqui eu a descrevi totalmente de forma positiva, mas o contrário também é verdadeiro.

Uma experiência de usuário positiva é, em boa parte, determinada pelo desempenho do site. Esta performance, por sua vez, pode ser otimizada pelo serviço de hospedagem de site.

E aí eu volto à primeira frase deste item: desempenho e experiência do usuário andam de mãos dadas.

A cada segundo a mais que o visitante precisa esperar para saber mais sobre aquele produto que chamou sua atenção, menor será a chance de conversão.

Uma pesquisa indicou que 40% dos visitantes abandonam um site após três (eu disse 3!) segundos de espera. E mais! A cada segundo que o visitante precisa esperar, sua satisfação diminui em 16%.

É para refletir, não é?

A hospedagem de site otimizada segura e robusta resulta em um site rápido e confiável. E o que você ganha com isso?

Resultados!

O SEO e a hospedagem de site otimizada

O SEO e a hospedagem de site otimizada
O SEO e a hospedagem de site otimizada

Certamente você já ouviu falar em SEO. Search Engine Optimization é uma estratégia de marketing digital que permite que seu site seja mais bem ranqueado nos buscadores, como o Google.

Quando você cria um planejamento de SEO, constrói o seu site utilizando as técnicas e todo o seu conteúdo é otimizado para os buscadores, o resultado é incrível.

Ao aparecer na primeira página do Google, por exemplo, você verá suas visitas orgânicas crescerem exponencialmente. É o resultado perfeito para quem tem um site.

Mas o que o SEO tem a ver com a hospedagem de site otimizada?

Simplesmente tudo!

Aliás, a segurança, o desempenho do seu site e a experiência do usuário contam na hora que algoritmo do Google ranqueia os links que aparecem na primeira página de seu buscador.

Portanto, se a sua hospedagem não é otimizada, seu site vai falhar em um ou mais itens descritos acima e, com isso, afetar o seu ranqueamento.

Sabe aquele planejamento de SEO que você fez?

Cai por terra!

Simplesmente porque sua hospedagem de site não é otimizada.

Um problema perfeitamente evitável, não?

Controle de gastos

Imagine que você seja dono de uma loja física.

Hoje pela manhã você chegou ao local da sua loja e a abriu para esperar os clientes e começar o seu dia de trabalho.

Mas aí você recebeu uma ligação sobre uma emergência qualquer e teve de voltar para casa.

Você fecha loja e volta para casa.

Enquanto a loja estava fechada, vários clientes chegaram até lá para comprar, mas acabaram comprando no concorrente.

Seu dia de trabalho terminou em total prejuízo.

O mesmo acontece com sua loja virtual.

Imagine os clientes chegando até a sua loja e dando de cara com as portas fechadas a cada vez que seu site estiver fora do ar.

Com o agravante que é muito mais fácil e rápido encontrar outra loja virtual que vende os mesmos produtos que os seus em questão de segundos!

Essa pequena história é para exemplificar o tamanho do prejuízo que você pode levar quando não utiliza uma hospedagem de site otimizada.

Para que isso não aconteça e você faça venda atrás de venda, é preciso contar com uma infraestrutura que seja ideal para acomodar o seu site a fim de não permitir tempo fora do ar.

Outro ponto importante sobre controle de gastos é que você pode até argumentar que um serviço premium de hospedagem de site tenha um alto custo.

No entanto, em longo prazo, economizar no plano de hospedagem é um clássico exemplo do barato que sai caro.

Com o tempo – e os problemas – você vai perceber que o prejuízo que terá com o seu site fora do ar é bem maior que o valor que paga para manter tudo funcionando com segurança e agilidade.

Conclusão

A hospedagem de site otimizada reflete diretamente no seu resultado final, ou seja, nas suas conversões.

Com a contratação do serviço adequado você garante que seu cliente tenha a segurança que ele precisa para explorar e realizar as transações (comprar) dentro do seu site com segurança.

Além disso, permite que ele não fique esperando o carregamento das páginas por longos segundos e seja compelido a comprar do concorrente que tem o site mais rápido que o seu!

A segurança e a confiabilidade do seu site aliadas à rapidez vão resultar em uma experiência de usuário inesquecível. O resultado é a fidelização!

Ainda, a hospedagem de site otimizada contribui para o sucesso de seu planejamento de SEO, aumentando as visitas orgânicas e suas vendas.

Por fim, o serviço adequado permitirá que você tenha um maior controle de gastos e potencialize seus resultados.

Fuja do barato que sai caro! Aposte nas estratégias que vão te trazer resultados.