6 Dicas de como Melhorar a Performance do seu Blog

6 Dicas de como Melhorar a Performance do seu Blog

Melhorar a Performance do seu Blog

Atualmente, é muito importante que as empresas tenham um domínio online. Mas, é imprescindível estar atento também à performance do seu blog, levando em conta a mensuração dos resultados, desempenho, geração de tráfego, dentre outros aspectos ligados ao resultado positivo e promissor de um negócio. 

As empresas não podem imaginar sua atuação sem levar em consideração a importância do ambiente digital. 

Hoje em dia, quando vão fazer uma pesquisa ou estão interessadas em conhecer uma marca, produto ou serviço, as pessoas recorrem às ferramentas de busca online

Por isso, é tão importante que sua empresa consiga consolidar a presença no ambiente digital. Mas, vale ressaltar que é necessário pensar em como atrair o cliente e produzir um conteúdo com base nas técnicas e estratégias do marketing digital

Pensando nisso, neste artigo, apresentaremos dicas importantes para melhorar a performance do seu blog e conseguir atrair mais visibilidade para sua marca, assim como reforçar sua autoridade no mercado.

A importância de um blog 

Você já deve ter percebido que vivemos a era da globalização. Dessa forma, é essencial que as empresas busquem se adaptar ao ambiente online para ter referência e credibilidade no mercado. 

Muitas pessoas, quando vão buscar por um produto ou serviço, acabam fazendo essa pesquisa na internet. 

Ou seja, se sua empresa não estiver preparada para isso, as chances dela perder clientes são muito altas. 

Dessa forma, ressaltamos que um blog é importante para sua empresa porque:

  • Faz com que seu negócio tenha ainda mais visibilidade;
  • Favorece o processo de conquista e interação com os clientes;
  • Reforça a autoridade da sua marca;
  • É capaz de agregar mais lucratividade ao seu negócio. 

Isso significa que sua empresa só tende a ganhar no momento em que elabora um site ou um blog.

Contudo, para que seja possível aproveitar todos esses benefícios, é importante ter atenção ao processo de produção de conteúdo, para que o domínio realmente cumpra sua função.

Veja 6 dicas para melhorar a performance do seu blog

Agora que você já sabe a importância de ter um blog em sua empresa, chegou o momento de realizar essa ação, implementando esse canal em seu site. Por isso, acompanhe a seguir dicas para se planejar para as mudanças! 

1. Conheça seu público-alvo

Conheça seu público-alvo
Conheça seu público-alvo – Imagem: 99Freelas

Existem vários tipos de negócio no mundo. Por isso, encontrar o seu nicho e segmento é essencial. Sua equipe de marketing não escreverá sobre todos os temas e muito menos sobre temas genéricos. 

Podemos usar como exemplo uma empresa de contabilidade. Produzir conteúdos genéricos fará com que a marca seja apenas mais uma, porém criar conteúdo visando uma especialidade fará com que as pessoas a considerem autoridade no assunto.

Isso é importante para conseguir chamar a atenção do seu público-alvo. Com o crescimento da concorrência, é muito difícil chamar a atenção do cliente, criar uma conexão e até mesmo, estabelecer um relacionamento. 

O público só será atraído se o assunto for relevante para ele. Por isso, é importante que você consiga mapear quem é seu público-alvo, entendendo os seguintes aspectos:

  • Dados demográficos;
  • Sexo ou gênero;
  • Gostos e preferências;
  • Faixa etária.

Inclusive, a partir disso é possível desenvolver uma persona, que é um tipo de personagem fictício que ajuda no processo de identificação do seu público. 

Criar uma persona ajudará a sua empresa a entender com quem falar e qual tipo de conteúdo criar. 

Além disso, existem palavras-chave que chamam mais a atenção do cliente e é possível saber quais são por meio de uma análise de softwares e de aplicativos do Google, como é o caso do Google Trends. 

A utilização de palavras-chave faz com que as pessoas encontrem seu site, e a partir disso poderão consumir os conteúdos criados e quem sabe se tornar clientes da sua empresa. 

Esses processos fazem parte de uma estratégia de marketing bem estruturada e estão aqui para auxiliar na jornada do cliente e contribuir ainda mais na busca por bons resultados.

2. Invista em marketing de conteúdo de qualidade

Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo – Imagem: Viver de Blog

Já apontamos nesse texto que não adianta ter somente um blog ou site. É importante saber quem é o público-alvo e a partir disso, entender os assuntos que são do seu interesse e trabalhar em cima de mudanças. 

Uma das mudanças diz respeito ao tipo de material que é produzido e uma das técnicas é utilizar o marketing de conteúdo, que é voltado para a atração, conquista e fidelização do seu cliente. 

As informações abordadas precisam ser relevantes e terem qualidades para o seu público, ou seja, é preciso produzir algo que seja cativante, coerente e bem escrito. 

Esse é um processo que vai passando por aprimoramento e na internet, é possível variar entre a produção de artigos (que são textos mais longos), chamadas, pequenos posts, dentre outros. 

Lembre-se de que é proibido realizar o plágio, que é cópia integral de um texto de outra pessoa sem dar o devido crédito. Inclusive, a ação de plágio serve para afetar o site no momento de ter um bom ranqueamento no Google. 

3. Aprenda a utilizar títulos adequados

A produção de conteúdo não é somente voltada para o corpo do texto, mas tudo começa com um bom título. É isso que chama a atenção de cara de um cliente.

Por isso, ao escrever um texto para um blog lembre-se de que é essencial pensar na escolha do título. Ele deve ser feito para despertar a curiosidade do público-alvo, que terá interesse em ler o restante do texto. 

Sendo a primeira etapa para despertar a curiosidade e interesse do seu público, vale a pena estudá-lo. Algumas regras determinam que o título deve conter as palavras-chave que são do interesse do seu cliente, para favorecer o processo de ranqueamento no Google.

Outros pontos ajudam a melhorar a estrutura do seu texto, para além de um bom início. Nesse aspecto, podemos destacar a inserção de palavras-chave em seu desenvolvimento, o uso de intertítulos, listas, dentre outros. 

4. Guest Post: ter parceiros no ambiente digital é fundamental 

Apesar do termo parecer complexo, o guest post é bastante importante e fácil de entender. Ele representa a ação de escrever para outros sites e blogs, que possuem um tráfego melhor que o seu. 

Isso é importante porque desenvolve parcerias para o seu negócio e faz com que novos clientes sejam atraídos para o seu site. 

De modo resumido, o ato de fazer ou de criar um guest post é enviar o seu conteúdo para outro blog ou site. 

Mas, lembre-se de que esse site também precisa ter credibilidade diante dos usuários e os assuntos precisam ter relação, ou seja, estarem conectados para que seu público-alvo não perca o interesse em conhecer sua marca ou serviço. 

5. Crie um relacionamento confiável com seu público

Muitas empresas tinham uma visão equivocada no ambiente de contato com o cliente, achando que essa interação deveria acabar no momento da compra. Mas, hoje já se entende que fidelizar o cliente é mais fácil do que atrair um novo para sua empresa. 

Dessa forma, sua empresa precisa pensar em todo o processo de produção de materiais e interação com o público, de modo a fazer com que o cliente fique satisfeito com sua empresa. 

Sendo assim, ele poderá ter interesse em voltar e comprar novamente em sua empresa. Inclusive, desde o processo de contato e interação com o cliente, é fundamental fazer com que ele entenda a autoridade da sua marca e sua empresa como especialista no negócio.

Isso, inclusive, favorece a movimentação de tráfego e faz com que seu site tenha ainda mais credibilidade. 

6. Escolha um provedor de hospedagem para o seu blog

Quando o assunto é a gestão de conteúdos para blogs, a escolha da hospedagem WordPress faz toda a diferença.

Afinal, é através do provedor de hospedagem do seu blog que você entregará uma boa ou má experiência quando o assunto for performance.

A melhor maneira de escolher conscientemente é entender o que cada plano oferece. O que você precisa é:

  • Velocidade de carregamento das páginas do seu site;
  • Capacidade de armazenagem;
  • Alto número de acesso ao seu site (tráfego);
  • Estabilidade para que seu site esteja sempre on-line;
  • Segurança para que os seus dados e os dados de seus clientes estejam protegidos;
  • Suporte sob demanda.

Pense que este é o “pacote básico” aceitável para melhorar o desempenho do seu site. Vale ressaltar que o tipo de conteúdo que você disponibilizará para seus visitantes é o que determina todos os fatores acima.

Considerações finais

A partir das dicas que apontamos neste artigo, é muito importante que sua empresa fique atenta a alguns aspectos conclusivos que traremos no decorrer deste tópico. 

Isso porque, para traçar boas estratégias e ter melhores resultados, no momento de desenvolver um site é fundamental ter atenção também a aspectos ligados à acessibilidade, boa navegação e adaptação a diferentes telas. 

A partir dessa identificação, é essencial contar com o apoio de uma equipe que tenha profissionais qualificados para a criação de um planejamento. 

Nessa fase tem de haver uma elaboração do que será publicado, qual é a frequência, além de uma definição dos processos de mensuração de resultados. 

A mensuração consiste em uma técnica que avalia o que tem dado certo ou não em uma campanha de marketing, seja em um site, assim como nas redes sociais. 

Ou seja, publique os conteúdos no site, fazendo uma avaliação sobre o que realmente atrai os clientes e realize as mudanças que forem necessárias. 

Isso pode ser favorecido por meio da inserção de técnicas do marketing digital, durante o processo de produção. 

Por fim, recomenda-se que os conteúdos e assuntos que forem publicados em seu site sejam compartilhados nas redes sociais da sua empresa e em outros canais para atrair mais público e aumentar a relevância. 

Afinal, redes sociais como o Facebook e o Instagram agregam muita visibilidade à marca e podem ajudar seu blog a ter ainda mais destaque diante da concorrência. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.